Publicidade

Data is the new bacon

Por mais frequentes que sejam, assuntos como customização e mobile ainda propõem desafios para todos os players ao redor do mundo, não importa a geografia


14 de setembro de 2017 - 10h48

Eventos de Tech são sempre super parecidos: zilhares de pessoas, mega blaster executivos contando suas façanhas, estandes transados com brindes bacanas e a curiosa ausência de wifi e tomadas. A Dmexco vai por aí. E ainda assim você visita porque a viagem sempre vale a pena. A feira que acontece em Colônia na Alemanha desde 2009, é uma das mais bacanas da Europa e oferece serviços extremamente focados em performance e monitoramento.

Eu, que fico de olho mesmo nas apresentações sobre mobile, fiquei feliz de ver o bate-papo promovido da Mobile Marketing Association-Germany envolvendo agências locais e anunciantes. Curioso que no final das contas, não importa a geografia, enfrentamos todos os mesmos problemas: falta de conhecimento sobre o que é possível fazer no contexto móvel, ausência de liderança, (obrigada Petra Lein!) além é claro da boa e velha piada de que “este é o ano do mobile”. Well done.

O que eu mais gostei? Além da camiseta “Data is the new Bacon” que peguei no estande da Oracle, foi a apresentação da CNN que mostrou com transparência a receita de bolo da comunicação atual (porque amanhã já pode ser outra coisa, né turminha?). O canal que começou como um ecossistema simples e linear de broadcasting, hoje entrega conteúdo customizado para mais de 30 formatos/caixinhas/tamanhos como AppleTV, Kik, Amazon Echo e Roku. Consegue trabalhar publicidade customizada com seus anunciantes, como foi o caso do App feito em parceria com a Volvo para entender e experimentar o eclipse solar de uma maneira diferente, além da produção de conteúdo em tempo real baseada em métricas. Todas, absolutamente todas as entregas são pensadas e testadas primeiro no celular. Nada mais natural já que, né?

Segundo Alex Wellen – Chief Product Officer da CNN, o gatilho não é saber o que você quer ver agora, mas sim antecipar o que você vai buscar “next”. Ainda sobre conteúdo em vídeo, Alex Kaplan, do canal Eurosport, destaca: “você não pode mais cobrar por pacotes fechados de 300 canais. O telespectador que quer ver apenas basquete, vai em busca apenas deste tipo de conteúdo. Você precisa se adaptar e entregar o que ele quer para toda as telas de acordo com estes contextos.” Falou bonito!

Muito do que passa por aqui, já sabemos, já vimos, mas as vezes não há verba ou oportunidade para aplicar. Conhecimento não ocupa espaço e o próximo grande evento de tech é logo ali.

Alex Wellen – Chief Product Officer da CNN. Foto: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

  • Temas

  • Alex Kaplan

  • Alex Wellen

  • Amazon Echo

  • CNN

  • Eurosport

  • Oracle

Patrocínio