Publicidade

Na Dmexco pela primeira vez

Definitivamente o mundo do marketing digital se encontra mesmo em Colônia nestes 2 dias


14 de setembro de 2017 - 10h34

Cheguei em Colônia com muita expectativa em relação à DMEXCO, considerado atualmente o maior evento ad-tech do mundo. Os números divulgados não mentem. São mais de 50 mil delegados distribuídos em um pavilhão de 90 mil m2, com 1013 expositores. Use sapatos confortáveis, essa é a minha dica número um.

A primeira impressão que dá chegando aqui é que não vai dar pra fazer tudo. E não dá mesmo. Portanto, vai aqui mais uma dica se você pretende ir ao evento no próximo ano. Planeje-se, faça uma lista das palestras que você não quer perder de maneira alguma e eventuais empresas que você queira contatar.

E não dá para ver tudo principalmente porque tem uma série de palestras acontecendo simultaneamente. São 250 horas de programação, distribuídas em dois dias e ministradas por mais de 570 speakers de peso, todos os grandes players mandam seus principais executivos. Entretanto, algumas palestras não trazem tantas novidades assim, muitos assuntos sao os mesmos que já estamos acostumados a discutir no Brasil. Portanto, escolher bem o que vai ver é fundamental para não perder o que realmente pode ser importante para o seu negócio e para não frustrar as suas expectativas.

Foto: Divulgação

Fui por vários anos seguidos ao MIXX do IAB em Nova Iorque e achava que era um bom evento em termos de conteúdo e relacionamento, mas não dá nem para comparar com a DMEXCO. Definitivamente o mundo do marketing digital se encontra mesmo em Colônia nestes 2 dias e aí sim nos damos conta do tamanho desta indústria.

O evento é muito bem organizado (afinal é feito por alemães), mas ainda assim tem um certo ar caótico, são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, parece tudo muito dinâmico, quase frenético.

Talvez seja este frenesi o que me atraiu para uma das palestras deste primeiro dia de evento, cujo título era: “Are we digitally drunk? Surviving the marketing transformation”. Pela descrição do debate que fariam sobre buscar novos padrões para a publicidade, como combater fraude, como sobreviver aos ad-blockers, como deixar de pensar em silos e combinar as forcas do vários canais, provavelmente eu teria gostado muito. Só que para minha surpresa este debate era em alemão, uma língua que não falo. Outra dica aqui é que quase todos falam inglês muito bem, tem muito conteúdo em inglês, mas saber alemão pode evitar que você perca alguma coisa interessante. Bom, talvez seja focar um pouco a barra dizer para você se matricular num curso de alemão, né?

Vi também uma palestra bem interessante da Sheryl Sandberg, COO do Facebook. Ela falou da importância do mobile para se criar uma comunidade em torno de um propósito. Segundo ela, as empresas vão se diferenciar comunicando seus valores e isso vai gerar verdadeiras conexões com seus clientes.

Mesmo contando com participantes do mundo todo, ainda não encontrei muitos delegados brasileiros. Mas pela dimensão que o evento tomou, assim como toda a influência digital no business, não tenho dúvida de que seremos cada vez mais brasileiros por aqui nos próximos anos.

Saindo do evento, encontrei uma cidade muito movimentada. Por conta da DMEXCO, os hotéis estão praticamente lotados. Portanto, aqui vai a minha penúltima dica de hoje: não deixe de reservar sua estadia com bastante antecedência.

Você quer saber qual é a última dica? Relaxe ao fim do dia e experimente as famosas cervejas alemãs. E que saber do melhor, para isso vc nem precisa deixar os pavilhões porque depois das 18h o evento vira praticamente uma grande balada

Publicidade

Compartilhe

Patrocínio